No dia 19 de março, celebramos o dia de São José: pai adotivo de Jesus e esposo da Virgem Maria. Leia abaixo três reflexões que nos levam a contemplar a vida e o chamado deste grande santo.

Silêncio e Humildade

Ele protegeu a Imaculada Mãe de Deus e ajudou a cuidar do Senhor do Universo! Entretanto, não há nenhuma palavra dele nos Evangelhos. Muito pelo contrário, foi um silencioso e humilde servo de Deus que desempenhou seu papel cabalmente.

"O bem não faz ruído, a força do amor expressa-se na discrição tranquila do serviço quotidiano". São João Paulo II

"Que se pode ser grande sem esplendor, bem-aventurado sem ruído; que se pode ter a verdadeira glória sem o socorro da fama, com o único testemunho de sua consciência". Jacques Bossuet

Desprezo às glórias humanas

A grandeza dos bens que Deus colocou nas mãos de São José, leva-nos a apreciar com o valor de seu escondimento. A providência quis que esse homem fosse depositário fiel da virgindade perpétua de Maria Santíssima, do menino Jesus, o próprio Deus feito homem, e do segredo da encarnação do Verbo.

A virtude que teve São José, desprezando as glórias humanas e escolhendo como única testemunha a palavra de Deus talhada em sua consciência, deve animar-nos a fazer o mesmo: ter em pouco caso o parecer das pessoas, para receber unicamente de Deus, que vê o escondido, a recompensa. "Que os homens jamais falem de nós, contanto que Jesus Cristo fale um dia".

Mestre da Vida Interior

Santa Teresa de Ávila, a primeira doutora da Igreja, a reformadora do Carmelo, disse: “Quem não achar mestre que lhe ensine a orar, tome São José por mestre e não errará o caminho”. E declarava que em todas as suas festas lhe fazia um pedido e que nunca deixou de ser atendida. Ensinava ainda que cada santo nos socorre em uma determinada necessidade, mas que São José nos socorre e auxilia em todas.

Nós podemos confiar em São José, pois ele continua desempenhando a sua missão de cuidar e proteger o corpo de Cristo que é a Igreja, por isso ele é o patrono da Igreja Universal. 

Que neste dia possamos venerar o pai legal de Jesus, porque nele se pode vislumbrar o homem novo, que olha para o futuro com confiança e coragem, não segue o seu próprio projeto, mas se entrega totalmente à infinita misericórdia Daquele que torna realidade as profecias, e abre o tempo da salvação!

Glorioso São José, rogai por nós!

Deixe seu comentário

Post relacionados