Evangelizar no digital exige uma produção de conteúdo atualizada e bem inserida na inovação. Isso porque, o seu humano condicionou a modernidade a atualizações constantes. 

 

O que fazia sentido a segundos, agora não faz mais. E nós, como comunicadores, devemos usar isso como um alicerce. Afinal, uma mensagem de Deus em uma linguagem antiquada e ultrapassada pode causar efeitos de sentido distintos e nosso objetivo é um só: a Evangelização e o conhecimento do Senhor. 

 

Em meio a essas inovações constantes, o entretenimento se consolidou. Existem hoje diversas plataformas e ferramentas que produzem conteúdos e ditam os interesses da sociedade. São séries, filmes, vídeos, trending topics, memes e as mais diversas expressões midiáticas que são inseridas na realidade de todas as pessoas que se condicionam ao digital. Mesmo sem querer, muitas vezes somos alcançados por assuntos comuns e pautas que viralizam. 

 

Por isso, usar o entretenimento para a evangelização é importante. Mas, como comunicadores da fé, precisamos filtrar e medir os valores e mensagens que transmitimos. 

 

Com muito discernimento, temos que avaliar se todo tipo de entretenimento compactua com o seguimento cristão. Ajuizar a partir das virtudes, dos mandamentos da Igreja e das lições da tradição católica. O sentimento de “ficar atrás” às vezes pode ser melhor do que usar algum assunto imoral ou distante da fé que vivemos. 

 

Entretanto, o campo do entretenimento é vasto. Podemos descobrir riquezas que muito nos ajudarão. A partir deste uso podemos estabelecer analogias, reflexões e formações para nossas comunidades, aproximando os a mensagem de fé da realidade que os fiéis vivem. 

 

Acima de tudo, vale a atenção e a intenção de trazer identidade entre mensagem e interlocutor. Trazer as verdades de Cristo para mais perto de nossa comunidade é fundamental para estabelecermos uma comunicação assertiva.

Deixe seu comentário

Post relacionados