Na modernidade, o termo “Comunicação Assertiva” se tornou comum dentro da realidade do marketing, do setor empresarial e até mesmo nas habilidades cidadãs e profissionais. 

 

Mas, quando tratamos sobre Comunicação Religiosa, uma transmissão mal feita ou confusa pode criar consequências que interferem na dimensão espiritual de nossos interlocutores. E isso não pode acontecer. 

Estamos aqui para te alertar: uma comunicação mal feita pode ser extremamente prejudicial para sua comunidade, instituição ou pastoral.  Estamos tratando de almas! 

Desencontros e falhas de comunicação podem ser comuns dentro de nossas realidades. Somos humanos e carregamos histórias, perspectivas e opiniões. Entretanto, a exemplo de Jesus, precisamos auto educarmo-nos a favor da Evangelização. 

Por isso, separamos nesta matéria algumas das origens mais comuns para uma comunicação mal feita — conhecer os erros na transmissão de informações e cortar o “mal pela raiz”.

Primeiramente, ressaltamos a importância da comunicação interna de uma equipe de comunicação. Reuniões, grupos e veículos de comunicação internos são fundamentais para manterem um relacionamento aberto e sincero, onde todos possam dar ideias, feedbacks e expor suas perspectivas. Todas as decisões e planejamentos devem ser de interesse comum para os membros da equipe e por isso todos têm direito de serem escutados e analisados. 

Outro ponto importante a ser analisado trata sobre o conhecimento a respeito de nosso interlocutor. É extremamente necessário uma análise detalhada sobre o perfil de quem queremos alcançar. Assim, é possível adequar o tipo de linguagem, os elementos e destaques para que a informação seja melhor recebida. 

Tome cuidado com o excesso de informações! Ao divulgar e propagar eventos, comunicados e relatórios devemos nos preocupar com a quantidade de dados a serem captados e compreendidos por nosso interlocutor. Posts e notícias saturadas são, na verdade, estigmatizados pelos leitores e receptores. Tente sempre falar às claras sobre o que informa, de maneira simples e acessível. 

Por último, preste atenção nos detalhes. Durante o processo de criação e propagação, a aprovação e análise são essenciais. Isso porque, para a comunicação ser bem feita, ela deve ser verídica. Ao receber as informações que precisam ser divulgadas, não hesite em saber o máximo de detalhes possíveis e de conferir quantas vezes forem necessárias. Informações mal captadas podem gerar conteúdos malfeitos. 

Tem alguma dúvida sobre o processo de criação de conteúdo? Entre em contato conosco! 

Deixe seu comentário

Post relacionados