A Igreja não costuma celebrar nascimentos, na maioria das vezes, a memória litúrgica de um santo é marcada pelo dia de sua morte — e, consequentemente, entrada para o Céu. Mas, existe uma exceção para Jesus, Nossa Senhora e São João Batista, pois também celebramos a sua natividade.

 

Desse modo, já conseguimos perceber o quanto o nascimento de João — que celebramos dia 24 de junho — foi importante para a história da Igreja e de toda a humanidade. 

 

Acontece que, o nascimento de João foi um verdadeiro milagre, pois Isabel e Zacarias — que eram estéreis — conceberam o menino em sua velhice. Além disso, João Batista foi o último profeta messiânico, ou seja, o último a anunciar a chegada de Jesus. Não à toa, o seu nascimento também é chamado de Aurora da Salvação, a aurora que precede o nascer do Sol! 

 

Toda a Igreja possui hoje uma missão que é semelhante à de João, mas ainda assim, diferente. Pois, assim como para João, é nossa responsabilidade preparar os caminhos do Senhor, mas, enquanto o Batista preparou o caminho da vinda do Messias, cabe a nós preparar o caminho da sua volta! 

 

Como São João Paulo II escreveu para o XVII Dia Mundial da Juventude em 2002: “Quando a luz vai diminuindo ou desaparece totalmente, deixa-se de poder distinguir a realidade circundante. No coração da noite, pode-se sentir medo e insegurança, aguardando-se então com impaciência a chegada da luz da aurora. Amados jovens, é o vosso turno de ser as sentinelas da manhã (cf. Is 21,11-12) que anunciam a chegada do sol que é Cristo ressuscitado!

 

E a Comunicação Católica tem papel crucial neste chamado!

 

Mas, precisamos entender como colocar essa missão em prática. Mais do que ficar anunciando possíveis eventos de “fim do mundo”, como já tanto presenciamos, precisamos propagar a Verdade sobre Cristo e também sobre a Igreja.

 

Como está escrito na Palavra: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"! (São João 8,32)

 

Mais do que nunca, crescem os testemunhos de pessoas que encontraram a Verdade através das redes, seja em um post, através de uma foto, uma live, um curso e etc. 

 

A questão é que, já temos um terreno fértil repleto de almas sedentas, precisamos aproveitar e preparar o caminho que leve cada uma dessas almas para Deus.

 

Por isso, Comunicador Católico, não tenha medo de lançar as suas redes neste mundo virtual. Com oração e dedicação podemos juntos preparar os corações para a volta de Jesus!

 

São João Batista, rogai por nós!

Deixe seu comentário

Post relacionados