A interação social estabeleceu novos padrões desde o início da pandemia. Não há quem diga que as ligações foram inteiramente mantidas ou que as redes sociais não foram fundamentais para que o contato fosse conservado. A pandemia exigiu de nós essa inserção dos relacionamentos nas redes sociais, mas para muitas pessoas, isso ainda é um desafio. Como estabelecer contato com as pessoas de forma efetiva? Será que um dia a interação da minha comunidade voltará a ser a mesma? Como pastorear e acolher pessoas através das mídias sociais? 

 

Primeiramente, é necessário diferenciar os tipos de tratamento e a comparação entre digital e o real deve ser rompida. Os meios aos quais utilizamos em cada um deles para estabelecer comunicações saudáveis é diferente, e por isso, não devem ser avaliadas de forma conjunta. O abraço, o olho no olho e tantas outras práticas não serão substituídas pelos likes e compartilhamentos, mas isso não retira do ambiente virtual o seu valor e relevância. 

 

As redes sociais dinamizam e proliferam os relacionamentos de maneira jamais vista e a Evangelização atinge outros patamares de proliferação a partir das grandes mídias. A interação de comunidades, o repasse de informações e mensagens se torna dinâmico e acaba por ser inserido no dia a dia de cada integrante do grupo de maneira mais profunda. 

 

Desta forma, queremos te pedir: não inviabilize a comunicação pelas redes sociais. Sua comunidade pode sim interagir digitalmente! 

 

Para saber como esta integração pode se estabelecer, primeiramente é necessário entender o objetivo ao qual a interação estabelece. Por exemplo, em uma reunião pastoral, meu desejo é dar uma formação? Fazer com que as pessoas se conheçam mais ou adquiram intimidade? Informá-las a respeito de algum evento ou compromisso? Fazer uma oração? 

 

Diversos são os recursos disponíveis para estabelecer vínculos verdadeiros e reais, dentro do meio virtual. Jogos, dinâmicas, aplicativos de streaming, recursos de apresentação e demonstração, programas de trocas de mensagem e ligações, softwares de interação. Não há desculpa: interação social e digital é uma prática que teve origem neste tempo, mas que pode ser utilizada como ferramenta de evangelização e acolhimento permanente.

Deixe seu comentário

Post relacionados