Longe do que muitas pessoas pensam, a criatividade não é um dom inerente, mas uma habilidade a ser aprimorada. Nem todos os seres são criativos, mas todos podem exercitar essa habilidade... 

 

Nós, comunicadores católicos, não podemos nos deixar enganar por falsas afirmações que o mundo e o Inimigo podem fazer sobre nossa missão. A comunicação exige novidade e atualização constante, isso é claro. E a criatividade faz parte desse processo. 

 

Entretanto, ela não está reservada a poucas mentes brilhantes, que “dão certo” e fazem a Evangelização acontecer. Pelo contrário, quando mais nos importamos em exercê-la e aprimorá-la, mais somos abertos à possíveis ideias e estratégias. 

 

Para te auxiliar, separamos 4 exercícios que te auxiliarão a exercitar sua criatividade. 

 

1- Errar

Sim. Começaremos nossas dicas com uma prática que todas as pessoas tendem a evitar: o erro. Para sermos mais criativos, precisamos assumir mais riscos. Para acertarmos mais, precisamos tentar mais. 

 

A possibilidade ao erro é fundamental para a liberdade criativa. O teste, a ousadia e a criação de possibilidades só são possíveis quando compreendemos que o erro nos acompanhará. 

 

Este “permitir-se” ao erro te fará errar e tentar novamente. O erro não será mais uma surpresa, mas um catalisador do seu processo criativo. 

 

Nós não devemos ter medo de errar, e nem desistir por causa de um erro. Como comunicadores católicos, precisamos nos empenhar para que, sabendo que o erro não nos define, tenhamos a coragem de tentar de novo.

 

2- Movimento 

Estar em movimento é essencial para todos os comunicadores que desejam transmitir qualquer tipo de mensagem. 

 

O Movimento, em todas as áreas e práticas da vida é um instrumento importantíssimo para termos dinamismo em nossa comunicação,para que nos tornemos evangelizadores constantes.

 

Que possamos sempre buscar novos meios de comunicar, para que não caiamos na mesmice ou nos acomodemos. Nós precisamos nos empenhar para achar novas inspirações por meio de Jesus, deixar que Ele nos encaminhe à Sua vontade para que não fiquemos estagnados.

 

O Senhor nos chama a sair de nossa zona de conforto, a dar um passo a mais para nossa criatividade!

 

3- Disciplina

 

Não podemos esperar um momento propício, precisamos criar um momento propício!

 

Para sermos criativos, precisamos sempre exercitar nossa mente e não ficar esperando por um momento que pareça o “certo”. Não podemos ficar adiando nosso trabalho de evangelização para um momento em que nos sentimos perfeitos em uma situação perfeita.

 

Para que possamos desenvolver nossa criatividade, precisamos de disciplina! Precisamos delimitar um horário, uma data e nos esforçarmos para cumpri-lo.

 

Precisamos desenvolver esse autocontrole, nos dedicarmos para fazer aquilo que devemos fazer, sem ficar deixando para depois por não sentir-se “inspirado”. Com a ajuda Dele, nós podemos fazer esse sacrifício!

 

4- O Espírito Criador

 

Além deste sim humano, também precisamos entender que temos conosco, como comunicadores católicos, um Espírito que é a inspiração para toda criatividade. O Senhor é fonte infinita de possibilidades e meios para a evangelização. 

 

É por meio da ação de Deus, de sua Misericórdia que nós nos tornamos capazes de evangelizar. Seu amor nos capacita e nos dá coragem!

 

É uma alegria sem igual poder nos colocar à disposição de Deus. E precisamos estar conscientes de que ao servir a Deus, ao deixar que Ele se utilize de nossos talentos, nós estamos trabalhando para a conversão das almas. 

 

Então, que nós não subestimemos a importância do nosso ‘sim’ ao Senhor!


Esperamos que tenhamos te ajudado a encontrar um caminho mais suave, rumo à criatividade! Você é capaz!

Deixe seu comentário

Post relacionados