No dia 30 de setembro, comemoramos o dia da secretária paroquial: uma figura importante e indispensável no âmbito eclesial. Ela é o cartão de visitas da paróquia e representa a acolhida, direção que a Igreja propõe.

Para conhecer mais do chamado, responsabilidade, dia a dia e a importância de uma secretária paroquial, a Adora conversou com a Rita Pinheiro, que trabalha no Santuário das Almas, em São Paulo e é secretária paroquial há 28 anos.

Adora: De forma geral, como atua a secretária paroquial no dia a dia? Quais os desafios?

Rita: Apesar de fazermos um pouco de tudo, a maior parte do tempo atuamos na coordenação do trabalho pastoral, com registros de batismos, matrimônios, Crisma, Primeira Eucaristia, registros contábeis, organização das agendas pastorais e dos compromissos do pároco. Além disso, somos a porta voz da paróquia.

Nosso maior desafio é construir diariamente um ambiente acolhedor, respeitoso, amigo e organizado, através do trabalho. Contudo, desenvolvemos um constante crescimento não só profissional, mas também espiritual.

Adora: Qual o seu olhar sobre o chamado que exerce? O que representa para você?

Rita: Acredito que evangelizar foi a grande missão que o próprio Jesus Cristo nos deixou. Por isso, no meu dia a dia, ouvindo à tantos fiéis, evangelizo com a palavra de Deus, os encorajando e mostrando que alí no Santuário eles terão a oportunidade de viver experiências pessoais com nosso Senhor. Mostro também a importância de participar ativamente na paróquia e levo até elas palavras de fé, amor e esperança.

Adora: Como você se sente em ter a oportunidade de ser a ponte entre os fiéis e a Igreja?

Rita: Vejo realmente como um chamado de Deus, pois sei que não estou aqui por acaso. Auxiliar o Pároco e atender as necessidades dos fiéis é a todo momento estender minhas mãos. Aprendi a auxiliar sem precisar de muito, nas situações simples. O serviço paroquial transformou a comunidade em uma grande família, para mim.

Lidar com cada pessoa exige paciência, disposição e amor ao próximo- valores que construo e aprendo diariamente. Sinto-me, acima de tudo, grata diante do meu trabalho na Igreja.

Que nesse dia possamos interceder e agradecer a Deus por cada pessoa chamada a desenvolver a função de secretária paroquial, para que continuem sendo grandes evangelizadoras e em sinal de gratidão a tudo que fazem por nossas comunidades!

Deixe seu comentário

Post relacionados