O Papa Francisco recebeu, em audiência, nesta segunda-feira, 13 de maio, o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, cardeal Angelo Becciu, na qual autorizou o Dicastério Vaticano a promulgar os Decretos relacionados ao milagre, atribuído à intercessão da Beata Dulce Lopes Pontes(nome de batismo: Maria Rita Lopes de Sousa Brito).

Conhecida como Irmã Dulce – “O Anjo bom da Bahia”, recordada por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados. Religiosa da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, a Beata Irmã Dulce nasceu em Salvador, em 26 de maio de 1914 e ali faleceu, em 22 de maio de 1992.Ela foi beatificada em 22 de maio de 2011e com este decretoserá proclamada Santa proximamente, em solene celebração de canonizações.

Confira 10 curiosidades sobre a Irmã Dulce:

1 - O nome de batismo de Irmã Dulce é Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. Em 13 de agosto de 1933, quando recebeu o hábito das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, recebeu o nome de Irmã Dulce em homenagem à mãe.

2 - Irmã Dulce nasceu no dia 26 de maio de 1914, no bairro do Barbalho, na freguesia de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador.

3 - Aos 13 anos já atendia doentes no portão de sua casa.

4 - O Anjo Bom do Brasil atuou como professora, formada pela Escola Normal da Bahia (atual ICEIA), também concluiu o curso de Oficial de Farmácia e recebeu o título de Auxiliar de Serviço Social.

5 - Com 21 anos iniciou o trabalho de assistência à comunidade carente, sobretudo nos Alagados, conjunto de palafitas que se consolidara na parte interna do bairro de Itapagipe. Nesta época a imprensa começou a chamá-lade Anjo dos Alagados.

6 - Inaugurou, em 1948, o Cine Teatro Roma, na Cidade Baixa, primeiro palco de Roberto Carlos na Bahia. No espaço hoje fica o Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres.

7 - Em 1964 inaugurou o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), em Simões Filho, para abrigar meninos sem referência familiar.Hoje o CESA é uma escola em tempo integral que atende 750 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

8 - Por sua dedicação aos pobres e doentes, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.

9 - Construiu um dos maiores hospitais da Bahia a partir de um simples galinheiro. Hoje, as Obras Sociais Irmã Dulce realizam 3,5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano a usuários do Sistema Único de Saúde.

10 - Foi beatificada em 2011, quando passou a se chamar Bem-Aventurada Dulce dos Pobres.

Referências:

www.vaticannews.va/pt.

www.irmadulce.org.br

Deixe seu comentário

Post relacionados