Quando nos referimos a comunicação católica, de maneira específica, não estamos dizendo de uma simples comunicação- como outra qualquer. Isso porque não comunicamos uma simples mensagem, mas uma pessoa: Jesus Cristo, Aquele que é a própria verdade; temos um sentido e uma direção muito bem definidos!

O Santo Padre ensina-nos que ser um comunicador católico é “cultivar e fortalecer cada broto de vida e bem”, ou seja, é necessário buscar, acima de tudo, comunicar a verdade com humildade, firmeza e coragem.

Vamos juntos refletir sobre algumas características essenciais, para aqueles que desejam ser verdadeiros comunicadores:

 

COERÊNCIA

Não basta comunicar com as palavras, é preciso comunicar também com atitudes. O comunicador católico precisa transbordar verdade em tudo o que é e faz, sendo coerente com a Santa Igreja e com a vontade do Pai.

É preciso viver e acreditar naquilo que se comunica.

 

OFERTA

Através da oferta de vida, o Senhor passa a ter livre acesso; não mais comunicamos a nós mesmos, mas comunicamos Aquele que tem o controle de tudo o que somos e temos!

Ademais, é através da oferta- diária e constante- que abrimo-nos às graças que Deus deseja realizar em nós e no outro, pela comunicação.

 

DISPOSIÇÃO

Um comunicador pronto não é aquele que possui todas as técnicas e 100% do conhecimento, mas aquele que possui um coração disponível!

De nada adianta o conhecimento sem a disponibilidade em servir e colocar-se à disposição para Deus.

 

SILÊNCIO

Em meio ao barulho, a tantas informações veiculadas, a pressa e a ganância em veicular sempre mais, mais rápido- independente da verdade e coerência da mensagem-, precisamos silenciar.

São José, com o seu silêncio, nos recorda que tudo tem início com a escuta, para abrir-se à palavra e à história do próximo.

Papa Francisco se refere a São José como “o homem do silêncio. Pode ser visto como a antítese do comunicador. Na verdade, só silenciando o barulho do mundo e as nossas próprias fofocas, será possível escutar, esta é a primeira condição de cada comunicador”.

 

Não cansemo-nos de buscar a verdade, de comunicar com autenticidade!

Peçamos a intercessão de Nossa Senhora da Comunicação, para que a seu exemplo, busquemos apresentar e exaltar Nosso Senhor!

Nossa Senhora da Comunicação, rogai por nós!

 

Deixe seu comentário

Post relacionados