A Semana Santa  é uma das tradições mais antigas da Igreja Católica, há indícios que desde o terceiro século essa “semana maior” assim chamada, é celebrada pelos fiéis. Nela celebramos os últimos dias da vida de Jesus Cristo na terra, antes de sua gloriosa Ressurreição. 

Com o início no domingo de ramos, onde Jesus faz sua entrada triunfal em Jerusalém e o povo daquela cidade o acolhe com cantos de “Hosana, filho de Davi”, a Semana Santa nos convida a sermos generosos em nossas orações e penitências. 

Mas, o que celebramos durante a Semana Santa? 

Na segunda feira, é proclamado o Evangelho segundo João onde Jesus, seis dias antes da Páscoa visita seus amigos e anuncia a partir de uma ação de Nossa Senhora (que humildemente pegou o seu bálsamo, lavou os pés de Jesus e os secou com os cabelos) que a sua hora já chegou. 

A celebração de terça feira lembra a passagem do Evangelho segundo João onde Jesus, anuncia a traição de Judas “um de vós me entregará” (cf. João 13, 21) e as fraquezas de Pedro “o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes” (cf. João 13, 38). 

A quarta feira, é marcada pela “procissão do encontro” onde em muitas comunidades do país os homens saem de um determinado ponto da cidade com a imagem do Nosso Senhor dos Passos e as mulheres saem de outro ponto com a imagem de Nossa Senhora das Dores. Ocorrendo então, o doloroso encontro entre mãe e filho. 

A cerimônia da quinta feira santa é um das mais belas da Igreja Católica, nesse dia é abençoado pelas mãos do bispo os santos óleos que são: do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos utilizados durante todo o ano seguinte pelos padres. O rito do lava pés que recorda a última ceia do senhor. A Instituição da Eucaristia onde Jesus se torna presença real no Pão e no Vinho. E a Instituição do Sacerdócio, onde, a partir da palavra de Jesus “fazei isso em memória de mim” ele próprio instituiu o sacerdócio e deu aos seus discípulos o poder de celebrar a Eucaristia. 

Na Sexta feira santa, recordamos a morte de Jesus Cristo no Calvário e é realizado a veneração da Santa Cruz, onde o padre apresenta aos seus fiéis à cruz sinal de salvação e esperança. 

No sábado de aleluia, celebramos a bênção do fogo, a procissão do Círio Pascal, a Proclamação da Páscoa e Vigília Pascal. E celebramos por fim, a grande festa o domingo de Páscoa onde celebramos a vitória de Jesus Cristo sobre a morte e nos alegramos com a sua presença viva em nossos corações. 

Não deixe de participar das celebrações da Semana Santa de sua paróquia, entre em contato já com a secretaria e informe-se dos horários das celebrações. Uma Feliz e Santa Páscoa para todos! 

Deixe seu comentário

Post relacionados