SANTO DO DIA: São João Paulo II

No dia 22 de outubro, comemoramos o dia de São João Paulo II, um santo que dedicou sua vida inteiramente a Deus, especialmente através de seu pontificado.

Ele nasceu no dia 18 de maio de 1920, em Wadowice, na Polônia, batizado com o nome de Karol Wojtyła. Sua história está diretamente ligada à de seu país, visto que em 1942 sofreu uma invasão comunista que proibia qualquer tipo de missa ou seminário, mas, mesmo assim, decidiu entrar no seminário- clandestinamente.

Em 1946, foi ordenado sacerdote e sua dedicação à vocação foi levando-o rapidamente a águas mais profundas: no ano de 1958 foi nomeado bispo auxiliar da Cracóvia pelo Papa Pio XII, 1964 se tornou Arcebispo, 1967 Cardeal, por Paulo IV e por fim, no dia 16 de outubro de 1978 foi eleito Papa.

Sua espiritualidade Mariana abriu muitos caminhos para que se entregasse, cada vez mais, aos chamados de Deus. João Paulo II contou que, ainda seminarista, um livro clássico de espiritualidade teve grande influência, chamado Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, pois ensina sobre a devoção a Nossa Senhora e a centralidade de Jesus Cristo na vida e na Espiritualidade Católica.

Viveu 25 anos de pontificado, um dos mais longos da Igreja. Foi beatificado em 2011 e canonizado no dia 27 de abril de 2014, junto com o Papa João XXIII.

Que possamos clamar a intercessão desse grande santo junto a intercessão de Nossa Mãe, para que a seu exemplo sejamos fiéis ao chamado de Cristo.

São João Paulo II, rogai por nós.

Deixe seu comentário

Post relacionados