No dia 4 de outubro, celebramos o dia de São Francisco de Assis: Santo protetor dos animais e Padroeiro da Ecologia.

São Francisco nasceu em Assis, Itália, em 1182. Era filho de Pedro Bernardone, um rico comerciante, e Pia, de família nobre da Provença. Na juventude, Francisco era muito rico e esbanjava dinheiro com ostentações. Porém, os negócios de seu pai não lhe despertaram interesse, muito menos os estudos. O que ele queria mesmo era se divertir.

Por volta de seus vinte anos, uma guerra começou entre as cidades italianas chamadas Perugia e Assis. Ele queria participar, combater, mas ficou enfermo. Durante a doença, Francisco ouviu uma voz sobrenatural, que lhe dizia “servir ao amor e ao Servo". Pouco a pouco, com muita oração, ele sentiu em seu coração a necessidade de vender seus bens e “comprar a pérola preciosa” sobre a qual ele havia lido no Evangelho. Naquela época não era comum ter a Bíblia em casa, como nos dias de hoje.

Certa vez, ao encontrar um leproso, apesar da repulsa natural, venceu sua vontade e beijou o doente, movido pelo Espírito Santo. A partir desse momento, ele passou a fazer visitas e a servir aos doentes que se encontravam nos hospitais. Aos pobres, presenteava com suas próprias roupas e com o dinheiro que tivesse no momento.

Aos 24 anos, em uma oração, ele sentiu que o crucifixo falava com ele, repetindo por três vezes a frase que ficou famosa: "Francisco, repara minha casa, pois olhas que está em ruínas". O santo então, vendeu tudo o que tinha e levou o dinheiro ao padre da Igreja de São Damião, pedindo permissão para viver com ele.

Com isso, São Francisco se entregou inteiramente ao chamado que Deus o fazia e decidiu segui-lo com perfeita alegria. Em sua vida, fez viagens missionárias, dedicou-se a visitar doentes, pregar e trabalhar no campo. Por seu amor aos pássaros e sua dedicação à natureza também é conhecido como o protetor dos animais.

 Tal Santo criou a Ordem Franciscana, uma Ordem de Irmãos que assumem a missão de viver e pregar o Evangelho, vivida ainda hoje pelos franciscanos. Eles convivem como irmãos, em igualdade de condições, frades sacerdotes e não sacerdotes, cada um exercendo a sua função, mantendo assim vivos os ideais de São Francisco.

São Francisco de Assis faleceu no dia 3 de outubro de 1226, cantando o Salmo 42 que diz: “Com minha voz clamei ao Senhor” e “Arranca do cárcere minha alma, para que vá cantar teu nome, pois me esperam os justos e tu me darás o galardão. Após dois anos de sua morte, foi canonizado pelo Papa Gregório IX.

Que possamos buscar, assim como São Francisco, a pureza do amor aos pobres e a humildade para servir Jesus! Ele nos ensina: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. ”

Confira na aba Projetos alguns trabalhos que desenvolvemos sobre São Francisco e para a Toca de Assis!

São Francisco, rogai por nós!

 

Deixe seu comentário

Post relacionados