Temos a graça de começar o ano com a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. A “Maternidade de Maria” é uma das primeiras festas da Igreja, celebrada por volta do século V através da “Memória da Mãe de Deus” um dia depois do Natal. Com o tempo, ela foi se introduzindo na liturgia romana em um dia da Oitava de Natal e hoje, nós celebramos a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, fechando a Oitava.

Hoje vamos conhecer 3 fatos muito importantes dessa Solenidade.

  1. Relação com o Dogma da Maternidade Divina

A Solenidade de hoje tem intrínseca relação com o Dogma da Maternidade Divina, que é o dogma mais importante sobre a Virgem Maria, já que é a base de todos os outros dogmas.

O Dogma da Maternidade Divina foi solenemente proclamado pelo Concílio de Éfeso em 431 d.C. ele defende a fé da Igreja de que Maria é verdadeiramente a Mãe do Nosso Senhor.

  1. Dia da Paz

São João XXIII inaugurou o Concílio Vaticano II, e com a reforma litúrgica em 1969 a Solenidade passou a ser celebrada no dia 1º de janeiro. Um ano antes São Paulo VI havia instituído para essa data o Dia Mundial da Paz!

  1. O “sim” da Virgem Maria

O sim de Nossa Senhora foi um sim único e singular, pois foi um sim total ao plano de amor de Deus. Diante da grande Missão de ser a Mãe do Salvador, Maria não recuou, mas manteve firme a sua fé.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós!

Deixe seu comentário

Post relacionados