No dia 31 de janeiro, a igreja celebra a memória litúrgica de São João Bosco, Pai e Mestre da Juventude. O apostolado realizado por São João Bosco conquistou tamanho êxito que da Itália os salesianos se espalharam por todo o mundo. Jovens de todos os lugares que não tinham mais esperança alguma e estavam totalmente abandonados encontraram um amigo que refletia a Face Misericordiosa de Cristo para o mundo e transformaram suas vidas.

“Dai-me almas e ficai com o resto” — esse era o lema que guiava os seus trabalhos. São João Bosco foi um sacerdote que muito trabalhou, se dedicou inteiramente à obra de Deus, tanto que, como dizem, ele “morreu de trabalhar”.

Porém, a intenção desse texto é nos perguntar: Existem tantas obras por aí, por que todas não conquistar esse mesmo êxito? Afinal, qual o segredo do apostolado de Dom Bosco?

A resposta é mais simples do que podemos imaginar, e se baseia em apenas 3 passos:

Fazei o que puderdes e deixai o resto a Nosso Senhor. Tende uma confiança cega em Jesus Sacramentado e na Virgem Auxiliadora e vereis o que são milagres”.

Essas foram as recomendações que Dom Bosco fez aos seus primeiros missionários que deixaram o solo italiano. O que acha de fazer dessas recomendações a máxima dos nossos trabalhos de evangelização?

  1. “Fazei o que puderdes e deixai o resto a Nosso Senhor”.

Nada na vida acontece por mágica. E por mais que muitos tenham essa mentalidade, Jesus também não é uma espécie de mágico, Ele é Deus! Se Jesus nos deu uma missão, Ele quer que trabalhemos nela! A medida que nos esforçamos e buscamos cumprir a vontade de Deus fazendo tudo aquilo que nos é possível, o Senhor vem com a sua graça e passa agir em nós até nas coisas mais impossíveis!

Já dizia Santo Agostinho: “O Deus que te criou sem ti, não te salvará sem ti”.

  1. “Tende uma confiança cega em Jesus Sacramentado”.

No Santíssimo Sacramento está verdadeiramente Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus, portanto, Cristo por completo. Jesus disse: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente." (João 6, 51)

A união com Jesus deve ser o nosso maior objetivo! E que melhor forma de fazer isso do que através da Eucaristia, onde estamos em contato direto com Jesus que se doa por nós?

  1. Nossa Senhora Auxiliadora.

São João Bosco tinha uma inabalável confiança em Nossa Senhora Auxiliadora, ele dizia que todas as graças nos vêm através dela. E de fato, ele não estava engano: Nossa Senhora é a corredentora e tesoureira das graças de Deus! Quem recorre a ela, e a ama nunca estará desamparado!

Que o exemplo e a intercessão de São João Bosco nos ensine a melhor forma de evangelizar!

São João Bosco, rogai por nós!

Deixe seu comentário

Post relacionados