Neste dia 29 de maio, celebramos o 56° Dia Mundial das Comunicações Sociais. O tema dado pelo Papa, “Escutar com o ouvido do coração, tem muito a contribuir para nossa missão de comunicar!

 

Nosso chamado ganha novo sentido quando entendemos o verdadeiro significado que a comunicação pode ter.

 

Principalmente em um mundo pós-pandemia, onde a humanidade encontra-se machucada, precisamos ouvir sobre as necessidades de nossos irmãos. Papa Francisco nos diz: 

 

“A pandemia afetou e feriu a todos e todos precisam ser ouvidos e consolados. Ouvir é fundamental para uma boa informação. A busca da verdade começa com a escuta. O mesmo acontece com o testemunho através dos meios de comunicação social. Todo diálogo, toda relação começa com a escuta. Por isso, para crescer, mesmo profissionalmente, como comunicadores, é preciso reaprender a ouvir muito.”

 

Parece que a modernidade perdeu a sua capacidade de escuta. Nossa cultura, atualmente, cultiva em nós uma capacidade de muito ouvir, mas pouco escutar. Todo o nosso dia e rotina são repletos de sons, vozes e estímulos auditivos.. mas será que, temos a capacidade de escutar quando necessário?

 

E para ouvir, precisamos ter a ciência de compreender a pluralidade das vozes. Quando nos colocamos à disposição da evangelização, no universo da comunicação e nas redes, é necessário que estejamos preparados para não apenas emitir palavras, mas também para escutar aqueles que a procuram nestes lugares. 

 

Como comunicadores de Cristo, não basta apenas transmitir, é necessário que se escute! A narração da Boa Nova só é possível acompanhada de conversão interior. Escutar é um ato ligado a si mesmo! Quem não sabe se escutar, não escuta ninguém, e não transmite nada. Uma escuta verdadeira tem o poder de ser libertadora.

 

Que a celebração desse 56° Dia Mundial das Comunicações Sociais nos desperte para a missão de comunicar na Igreja, certos de que a comunicação começa com a escuta. É desejo do Pai que seja o nosso coração ouvindo, a escuta é condição para um diálogo autêntico. 

 

Caso queira, você também pode acessar o comunicado direto pelo link: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/20220124-messaggio-comunicazioni-sociali.html 

Deixe seu comentário

Post relacionados