No dia 19 de março, temos a alegria de celebrar a memória litúrgica de São José, esposo da Virgem Maria! Apesar da Bíblia não relatar nenhuma palavra que tenha saído da boca do pai adotivo de Jesus, sem sombra de dúvidas, São José é um grande exemplo para todo comunicador católico. Vamos exaltar neste artigo, sobretudo, a humildade do comunicador em São José!

Santa Maria Maravilhas de Jesus já exortava: “Sem humildade, não pode haver virtude alguma”. De fato, a humildade é como uma “virtude base”, o pilar das outras virtudes — assim como a caridade — caso esse pilar caia, todas as virtudes também vão ao chão.

Todos os santos souberam ser humildades porque foram perfeitos imitadores de Jesus que é “manso e humilde de coração”. São José, que de modo particular, conviveu, cuidou e amou Jesus, viu claramente a humildade do Deus que se fez criança, que se humilhou para nos elevar.

Por mais que viver a humildade pareça um grande desafio, Santa Teresa d’Ávila dizia simplesmente que: “Humildade é andar na verdade”. Quando olhamos para a vida dos santos, somos capazes de compreender isto claramente. Por exemplo, São José. Ele foi escolhido entre todos os homens, de todos os tempos, para ser o pai adotivo de Jesus. Deus quis confiar os seus dois maiores tesouros — Jesus e Nossa Senhora — aos cuidados deste simples carpinteiro. Qualquer um poderia se envaidecer diante de tamanha glória. Mas, São José não foi vaidoso pois ele soube andar na verdade, ou seja, ele sabia que toda essa glória não vinda dele próprio, mas lhe foi concedida por Deus, portanto, todo o louvor deve ser direcionado a Ele!

Dessa forma, São José soube viver a sua missão — que depois da missão da Santíssima Virgem é a maior que Deus já concedeu a alguém — na simplicidade, no escondimento, diminuindo para que somente Deus aparecesse. O compromisso que São José tinha era com a Verdade Encarnada, e não com a sua própria imagem.

Comunicador católico, você e eu também temos um compromisso com a Verdade Encarnada! É nosso dever comunicar para gerar comunhão! Por isso, que a exemplo de São José, possamos viver a verdadeira humildade no desempenhar da nossa missão!

São José, rogai por nós!

Deixe seu comentário

Post relacionados