O Amor de Deus é uma realidade que deve ser transmitida a toda criatura. Em sua glória e perfeição, Jesus nos convida a conhecê-Lo. Isso porque, existe em nós lacunas que só podem ser preenchidas a partir de um Encontro pessoal com o Senhor. Esse encontro gera um relacionamento: uma troca entre Criador e criatura. A partir daí, somos corrigidos, amados e guiados por um Deus que está sempre conosco. 

 

Ao percebermos que as faltas, aos poucos, são supridas por esse relacionamento, somos

convidados a testemunhar este amor que completa. É aqui que mora o comunicar: no anúncio do Amor que nos é transmitido. 

 

Como cristãos, já recebemos este convite: promover a conversão de nossos irmãos em Cristo. Mas há, naqueles vocacionados ao comunicar, um chamado específico: de adequar-se e moldar-se a favor de transmitir bem a mensagem de Cristo. 

 

Por isso, para este Dia Mundial das Comunicações que será comemorado no dia 16 de maio, o Papa Francisco nos fornece um direcionamento fundamental para o fiel cumprimento de nossa missão. A importância de comunicar às pessoas onde estão e como estão. Mas o que isso significa? 

 

Ao falar sobre o “método de uma comunicação humana autêntica”, o Papa relembra os encontros de Jesus com os discípulos. Sua presença na realidade de vida de seus apóstolos foi fundamental para um verdadeiro impacto que geraria, assim, o conhecimento de Deus, a crença e a conversão. 

 

Por isso, quão necessário se faz o interesse pela realidade do outro. Muitas vezes, por puro comodismo, limitamos a comunicação ao ligar e desligar de um aparelho, a letras em uma folha de jornal, aos detalhes presunçosos de um design… o comunicar é, além desses pontos, a adequação da mensagem para uma melhor compreensão do receptor. 

 

Conhecer com quem falo, porque falo e como falo. Sair de uma realidade fechada e abrir-se ao horizonte da fé do outro. Conhecer suas necessidades, medos, angústias e alegrias. Aceitar o “Ide!” de Deus. E o mais essencial: entender a importância da alma do irmão. 

 

Precisamos, urgentemente, falar às claras sobre o Evangelho de Cristo! Deus quer ser conhecido, para que possamos amá-lo. Ao negarmos ao outro o conhecer de Deus, por puro egoísmo em nos conformarmos com o pecado — seja por preguiça ou por orgulho — deixamos de entender a importância de nossa missão, do próximo e de Deus. 

 

A simplicidade do encontro, o aprendizado com o testemunho do outro, as oportunidades que a tecnologia moderna nos proporciona, a veracidade das informações são benefícios que podemos, e devemos, aproveitar para que, aqueles que desconhecem o Senhor, tenham um verdadeiro encontro, e assim, possam ser amados e convertidos pela Verdade de Deus. 

 

“Assim, o Evangelho volta a acontecer hoje, sempre que recebemos o testemunho transparente de pessoas cuja vida foi mudada pelo encontro com Jesus. Há mais de dois mil anos que uma corrente de encontros comunica o fascínio da aventura cristã. Por isso, o desafio que nos espera é o de comunicar, encontrando as pessoas onde estão e como são.” - Papa Francisco, 23 de Janeiro de 2021

 

Que, guiados pelas palavras do Papa, possamos viver, como comunicadores, o encontro  com pessoas que são e estão em diversos lugares, mas que precisam ser comunicadas a respeito do mistério do Amor.

Deixe seu comentário

Post relacionados