Na Quinta-feira Santa, iniciamos a contagem regressiva, em três dias presenciaremos a Ressurreição de Jesus. Por mais que a quinta da Santa Semana seja comumente conhecida como a celebração da última ceia, a data é rica em marcos, que guiam a prática de nossa fé até os dias de hoje.

 

Te convidamos hoje a refletir sobre esses eventos extraordinários. Alguns deles são presentes deixados por Jesus, que nos auxiliam a uma vida de comunhão e conversão e outros, nos ajudam a compreender sobre as dores e agonias de Jesus. Esses eventos são:

 

1- A santa ceia: Com a santa ceia, celebramos uma última confraternização de Cristo com seus discípulos. A Santa Missa nos possibilita revisitar esse momento, estar em comunhão com Jesus e os doze, assim como naquela noite: dividindo o pão, entre irmãos, na esperança de vida nova. 

 

2- O Lava-pés: Mesmo sendo o próprio Deus, Jesus fez questão de ajoelhar-se e demonstrar serviço amoroso, lavando os pés de cada um de seus discípulos. Com esse gesto, o Senhor estimula uma das maiores virtudes de um cristão: a humildade no servir. 

 

3- A instituição da Eucaristia: “Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Tomai e comei, isto é meu corpo” (Mt 26, 26). Apenas somos possibilitados de receber o Corpo e o Sangue de Cristo porque, inicialmente, Cristo nos presenciou com a Eucaristia. A Santa Missa como conhecemos hoje, contempla o mistério da substanciação, e nos unimos fisicamente com o Amor. Esse pilar da nossa fé é possível pelo sacrifício de Cristo e pela instituição da Eucaristia. 

 

4- A agonia de Jesus: Após a realização da Última Ceia, Jesus reúne os apóstolos e vai até o Horto das Oliveiras, para que vigiassem. Lá, Cristo experimentou a mais extrema agonia. Disse ao Pai: “Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia, não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres" (Mt 26, 30). Nesse momento, o Senhor nos mostra que é preciso confiar em cada um dos planos de nosso Deus, mesmo que eles pareçam difíceis inicialmente. Como Homem, sofreu em Sua pele as dores de tornar-se sacrifício. 

 

Com isso, entendemos que a Quinta-feira Santa não apenas inicia o Tríduo Pascal, mas também possui inúmeras riquezas e ensinamentos para nossa vida cristã. Que possamos nos silenciar e nos recolher em oração, como sinal de preparação para a grande vitória de Jesus sobre a morte. 

Deixe seu comentário

Post relacionados