A missão da Pastoral de Comunicação é clara: evangelizar através da Comunicação. 

Imersos em uma realidade tão supersaturada meios inovadores para levar a mensagem da Boa-Nova pelos veículos de comunicação, podemos, muitas vezes, trilhar um caminho dúbio: por um lado, podemos exercer a missão de comunicar de maneira excepcional utilizando de todos os meios possíveis para fazer um bom trabalho — ou podemos, perdidos em tantas opções e possibilidades de entrega, desfocarmos do que realmente importa: a Verdade de Cristo a toda criatura. 

Por isso, visto a proximidade de um período tão importante, a Semana Santa, gostaríamos de orientar, de maneira objetiva e pontual, nossos irmãos de missão, mostrando um caminho bem definido para que, dentro de suas comunidades, paróquias e arquidioceses, possam transmitir as experiências de Cristo em sua última semana. 

 

1- Invista em sua vida de oração

Atarefados e escalados para a maioria das celebrações e projetos de suas comunidades neste período, muitos agentes da PASCOM podem não se atentar à falta de zelo para com suas vidas de oração. 

Mas, como podemos servir a um propósito sem conhecê-lo ou experimentá-lo? Faz parte de nossas obrigações como católicos nossa preparação para a morte e ressurreição de Jesus! Ao descuidarmos de nossas obrigações oracionais com Deus neste período, perdemos a oportunidade de nos encontrarmos com a Graça de Deus.

De que adianta Anunciar o que não vivemos e de maneira mecânica, servir, mas não entendendo o porquê?

Por isso, atente-se a cumprir suas obrigações, mas também a retirar-se com o senhor. Estabelecer uma estratégia de oração, meditar o Evangelho, participar da Santa Missa, buscar o Sacramento da Reconciliação e rezar antes de todos os momentos de serviço com certeza te ajudarão a viver com profundidade a Semana Santa de Nosso Senhor.

 

2- Planejamento nunca é demais

A demanda, em períodos como este, tende a ser cada vez maior. Principalmente imersos à realidade da pandemia, a acessibilidade para todos os fiéis através dos meios de comunicação se tornaram essenciais. Com isso, o trabalho da PASCOM se faz mais necessário do que nunca. 

Por isso, é imprescindível um bom planejamento por parte da Pastoral de Comunicação. Escalas para cobrir eventos, os equipamentos que serão utilizados, as identidades e temas que serão trabalhados nas redes sociais, os responsáveis pela criação dos conteúdos... muitos são os detalhes que, como equipe, os agentes precisam estar atentos. 

Aos coordenadores, o planejamento é a chave. Um bom líder adequa e distribui funções de maneira funcional, dentro de sua realidade pastoral. Procure conhecer a disponibilidade de seus companheiros e a eficácia/facilidade de cada pessoa para os serviços solicitados. Isso com certeza o ajudará a programar de maneira mais assertiva, para que o dever seja cumprido.

Ao agente pastoral, certifique sempre as solicitações de seu líder. Participando do planejamento, busque ser sincero, dar suas sugestões e opiniões, assim como apresentar-se disponível e acessível. Aceite seu chamado, seja ele qual for, de maneira humilde e alegre, já que, estará servindo ao senhor. Sua proatividade é um meio de mostrar-se disponível à vocação de Deus. Programe-se bem para cumpri-las, atentando-se aos horários e funções. 

Como equipe, líderes e liderados, a sugestão é: cumpram, dentro do possível, o planejado. Outras necessidades provavelmente surgirão, mas, empenhados em cumprir suas obrigações, sigam o combinado e verão grandes frutos surgirem em suas pastorais. 

 

3- Seja vigilante às necessidades de sua comunidade

Inseridos na realidade paroquial ou arquidiocesana, as Pastorais de Comunicação devem sempre zelar pela unidade informacional. Devemos ser assertivos ao transmitir as ofertas de nossa comunidade aos fiéis. Igreja e PASCOM precisam falar a “mesma língua”.

Por isso, buscar saber os horários de celebrações, de plantões de sacramentos, de eventos, meditações em comunidade, e diversas outras possibilidades que possam surgir no meio comunitário, é extremamente necessário. 

Articular, dentro da comunidade, informações corretas e assertivas, torna a mensagem mais receptível e acessível, contribuindo para que todos estejam informados.

Posts com os horários, vídeos explicando possíveis meditações em conjunto, identificação de funções dentro da comunidade são ideias de como viabilizar o contato. 

 

4- Alimente os fiéis

Podemos, muitas vezes, interpretar os temas propostos deste período  como “batidos”. Por já estarmos inseridos na vida clerical, somos, muitas vezes, indiferentes aos ensinamentos de Jesus através da Liturgia. A realidade é que nos consideramos “saciados”. Nos esquecemos de renovar nosso compromisso com Deus. 

A chave para termos uma comunidade sólida na fé, é a lembrança que o Evangelho se renova em nossos corações. Precisamos continuar a alimentar o povo de Deus! É a nossa missão! 

Considere todas as opções para comunicar os ensinamentos do Senhor: propor eventos, de forma online ou inseridos na realidade paroquial, que falem sobre os temas que permeiam essa época, meditações para todos os dias da Semana Santa, o caminho da Via-Sacra e a filmagem/registro dos momentos marcantes, são fundamentais! 

Precisamos alimentar os fiéis para que, de maneira profunda, entendam a importância desse período litúrgico. 

Aqui, trouxemos o que consideramos fundamental para o exercício da missão de comunicar neste período. Precisamos compreender que nossa missão contribui para a vivência com Deus de muitas pessoas. 

 

Tem alguma ação da PASCOM que considera fundamental para este período? Nos conte! 

 

Deixe seu comentário

Post relacionados