A Santíssima Trindade é o mistério central da fé cristã, um dogma incontestável de fé. Nós acreditamos em um Deus trino: Pai, Filho e Espírito Santo. 

 

Cada uma das pessoas da Santíssima Trindade deseja permanecer em nosso coração! É um Deus amoroso que tudo faz para nos ajudar e se manifestar a nós, nos auxiliando no discernimento de nossas vocações, e nos capacitando para uma vida em santidade. 

 

“O Mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus pode nos dar a conhecê-lo, revelando-se com o Pai o Filho e o Espírito Santo.” (Catecismo, 261)

 

Compreender a Santíssima Trindade já é uma tarefa complicada, na nossa capacidade humana. Ou seja, quando precisamos explicar e comunicar a Santíssima Trindade, a missão pode ser ainda mais difícil. Para comunicar a Trindade de maneira eficiente e didática, separamos algumas dicas. 

 

A utilização de símbolos visuais. Durante a história da Igreja, símbolos foram utilizados para representar a Santíssima Trindade de maneira visual, para que fosse mais fácil de compreender esse mistério de fé. Alguns deles, por exemplo: Escudo da Trindade; Triângulo; Trevo de Três Folhas; Flor-de-Lis. 

 

Falar de cada uma das três pessoas da Trindade. Não são três deuses, e sim três Pessoas! Categorizar informações faz com que entendamos melhor a ideia e o conteúdo. Cremos no Deus Pai (Criador), Deus Filho (Salvador) e Deus Espírito Santo (Santificador). 

 

Incentivar a fé e a confiança. Apenas com a sabedoria que o Espírito nos dá somos capazes de compreender (minimamente) tamanho mistério. Ao entender que Deus é capaz de tudo, fica mais fácil aceitar verdades que não compreendemos completamente. 

 

E por fim, deixar claro que são três pessoas que se amam! A essência de Deus é amor, e o significado da Santíssima Trindade é esse amor, que circula pelas três Pessoas. 

 

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, auxilia-me! Sejamos um com Deus.

Deixe seu comentário

Post relacionados