O que seria da comunicação católica sem os nossos queridos designers e social medias não é mesmo? Profissionais especializados no ramo, eles contribuem, e muito!, para a divulgação da Palavra de Deus, quando optam por dedicar-se a essa realidade. 

 

O trabalho deles é essencial, necessário, e faz com que a comunicação seja mais eficiente, alcançando públicos que muito provavelmente não seriam alcançados sem o seu trabalho. Ou seja, como é importante a existência desses profissionais em nosso meio! 

 

Porém, por mais que seja difícil de aceitar: os designers e social medias também cometem erros! Eles estão submetidos à mesma realidade na qual todos os outros profissionais também se encontram: a realidade humana. Somos humanos, ser criativo o tempo todo é difícil, e precisar produzir sempre é um processo desgastante. Por isso, às vezes somos submetidos ao erro. 

 

Mas, sabendo disso, o que podemos fazer para evitar que o erro aconteça, ou até mesmo diminuir a probabilidade? O primeiro passo, na verdade, é exatamente fazer o que estamos fazendo agora: reconhecer que o erro pode acontecer, e não nos culparmos excessivamente por ele. 

 

Além disso, existem algumas dicas práticas, que podem te auxiliar nesse processo de luta contra os erros e também aprimorar o seu trabalho como designer ou social media. 

 

E aqui vão as dicas:

 

1- Investir em aprendizado e conhecimento: conhecimento nunca é demais! E, quanto mais a gente aprende, mais nos familiarizamos com os processos, e com as necessidades de cada trabalho. Sendo assim, diminuindo a probabilidade de errarmos. 

 

2- Aprender com os erros anteriores: nada de ficar se martirizando e se culpando para o resto da vida por um erro, sendo que você pode aprender com ele. Seja gentil com você e com os seus processos, assim os próximos trabalhos ganham com as suas experiências.  

 

3- Ter uma equipe de revisão, que trabalhe com redação: ninguém vive sozinho, certo? Assim também é a realidade profissional. É ótimo ter alguém disponível para dar um olhar externo e criterioso para o seu texto.

 

4- Ter a consciência de que somos humanos, e erros acontecem: Já foi dito anteriormente mas é sempre bom reforçar que só aprendemos com os nossos erros, eles nos tornam profissionais melhores e mais experientes. 

 

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você e para a sua prática!

Deixe seu comentário

Post relacionados