Neste 16 de junho, é dia de celebrarmos a nossa união com Deus, e de Tua presença no cotidiano de todos os católicos, proporcionada pelo sacrifício de Cristo. A Santíssima Eucaristia é fonte de graça e sustento para todos que confiam na presença de Jesus encarnado!

 

Através da celebração diária do Pão e Vinho, já somos convidados a renovar o Sacrifício de Jesus. Entretanto, a Igreja reserva de modo especial um dia totalmente dedicado ao Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. 

 

A Festa de Corpus Christi, celebrada na quinta-feira posterior ao Domingo da Santíssima Trindade, é um dia dedicado totalmente à devoção e meditação sobre a Eucaristia. 

 

Normalmente, conta-se com a Santa Missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Na procissão, é costume realizar a confecção de tapetes, para que Jesus passe por eles, em sua caminhada pelas vias públicas. 

 

Após dois anos sem a procissão, devido às medidas de segurança adotadas pelo COVID-19, em 2022 várias dioceses retomaram a tradição de confeccionar os tapetes, para que o Santíssimo Sacramento passasse por eles em procissão. Com isso, muitas paróquias reuniram seus fiéis, pastorais e movimentos para juntos, em comunidade, pudessem viver esse momento de alegria e exaltação ao Santíssimo Sacramento. 

 

E é nesses tapetes que os fiéis podem demonstrar o seu amor à Cristo, através da arte e da criatividade. Trabalhos lindos são realizados, ilustrações que dizem sobre a realidade de cada paróquia e de nossa fé. É uma linda tradição, que valoriza a evangelização pela arte e reafirma toda a nossa adoração à Jesus, que caminha no meio de nós. 

 

A festa de Corpus Christi é a única na qual o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas, e é por isso que O recebemos com tanto carinho e cuidado, decorando os Seus caminhos, assim como Ele guia cada um de nossos, diariamente. 

 

Além de expressar todo o nosso imenso amor pelo Salvador e Cordeiro de Deus, a confecção dos tapetes resulta numa evangelização pela imagem e pela sensibilidade do visual, daqueles que passam pelas ruas, vêem a procissão dos prédios, na televisão, ou até mesmo algum fiel que está na procissão 

 

A Adora deseja a todos um abençoado e profundo Corpus Christi. 

Deixe seu comentário

Post relacionados