No dia 23 de setembro, comemoramos o dia do Santo Padre Pio de Pietrelcina, o primeiro sacerdote a receber estigmas, como as feridas de Jesus, em seu próprio corpo. Um santo que experimentou o sobrenatural em diversos detalhes de sua vida e a quem Deus deu dons e carismas particulares- leitura de pensamentos, curas milagrosas, a bilocação (estar em dois lugares ao mesmo tempo), as lágrimas que derramava ao rezar o Rosário e  o perfume ,“odor de santidade”- para que pudesse lutar pela salvação das almas.

Nascido em Pietrelcina, no dia 25 de maio de 1887, em um pequeno povoado da província de Beveneto, Francesco Forgione pertencia a uma família humilde e desde muito pequeno experimentou em si o desejo de consagrar-se inteiramente a Deus. Esse desejo o distinguia dos demais: fazia visitas diárias à igreja, para ir ao encontro de Jesus e a Virgem Maria e não gostava de brincar com os colegas, pois dizia que eles blasfemavam. Ainda pequenino se tornou amigo do seu Anjo da Guarda, a quem recorria muitas vezes para auxiliá-lo no seu trajeto.

Com 5 anos de idade iniciou a vivência de experiências místicas espirituais, como os extasies e as aparições que sempre foram frequentes, mas para ele pareciam situações absolutamente normais. Os estigmas foram no total cinco, o que corresponde as feridas que Jesus sofreu na cruz e, apesar de sangrar por meio século, nunca apresentou anemia. Além disso, entregando-se inteiramente ao Ministério da Confissão, buscava por meio desse sacramento aliviar os sofrimentos atrozes do coração de seus fiéis e libertá-los das garras do demônio.

Durante anos, de todas as partes do mundo, muitas pessoas foram a esse sacerdote estigmatizado, para conseguir sua potente intercessão junto a Deus. Após cinquenta anos na oração, na humildade, no sofrimento e no sacrifício, o Padre Pio realizou duas iniciativas: uma vertical até Deus, os chamados “grupos de oração” e uma horizontal até os irmãos, com a construção de um moderno hospital “Casa Alívio do Sofrimento”, que se tornou referência em toda a Europa.

Padre Pio de Pieltrecina faleceu dia 23 de setembro de 1968, no seu quarto, com o terço entre os dedos e repetindo o nome de Jesus e Maria. Antes de partir ele dizia: “Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar!”

Foi beatificado no dia 2 de maio de 1999 pelo Papa João Paulo II e canonizado no dia 16 de junho de 2002 pelo mesmo Pontífice. Ainda hoje, muitos fiéis continuam a recorrer à intercessão desse admirável santo.

Por nossa grande devoção a ele, a agência Adora fez uma ilustração para homenageá-lo. Conheça mais do nosso trabalho na aba Projetos!

São Padre Pio, rogai por nós!

Deixe seu comentário

Post relacionados