O Santo Doutor da Igreja padroeiro dos jornalistas e escritores que é lembrado por sua doçura é aquele que temos a alegria de comemorar no dia 24 de janeiro: São Francisco de Sales! 

 

Nascido em Saboia, na França, em 1567, Francisco é o mais velho de treze irmãos. Filho de um casal nobre, ele foi educado nos caminhos da fé católica por seu mentor, que viria a acompanhá-lo por toda a vida, Padre Deage. 

 

O Santo tornou-se Doutor em Direito aos 24 anos em Pádua, mas não seguiu a carreira. Contrariando as expectativas de sua família, ele seguiu sua vocação e foi ordenado sacerdote e em seguida foi nomeado capelão da Catedral de Genebra.

 

Fiel devoto de Nossa Senhora, Francisco recorria sempre a ela em sua vida. Em certa ocasião, após ter tido contato com a falsa doutrina calvinista, sofria por pensar que sofreria a condenação eterna. Rezou, então, a Oração de São Bernardo e o desespero que o afligia o abandonou.

 

Foi escolhido por Deus para se tornar o Bispo de Genebra, e aceitou sua missão. Ele verdadeiramente se empenhou para aproximar a comunidade do Senhor, catequizando e pregando para crianças e adultos, até mesmo para a nobreza da cidade.

 

Conhecido por ser o padroeiro dos escritores, São Francisco distribuía nas casas folhetos feitos a mão, que refutavam a doutrina calvinista. Um importante instrumento de conversão que trouxe tantos fiéis de volta à fé católica! Fundou, ainda, em conjunto com Santa Joana de Chantal, a Ordem da Visitação. Uma ordem de clausura monástica.

 

Importante escritor, o santo é autor da “Introdução à vida devota” (Filotéia) e do “Tratado do Amor de Deus”, escrito especialmente para as irmãs da visitação, no qual discorre sobre a ideia: “A medida do amor a Deus é Amá-Lo sem medida”

 

Lembrado por ser o santo da doçura, São Francisco de Sales morreu aos 56 anos, no ano de 1622, no dia da Festa dos Santos Inocentes, deixando para todos nós um exemplo de vivência da santidade!

 

São Francisco de Sales, rogai por nós!

Deixe seu comentário

Post relacionados