No dia 29 de setembro comemoramos a festa dos três arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael, cujo os nomes foram revelados pela Sagrada Escritura. Celebrar essa data é na verdade festejar a comunhão que Deus deseja para os homens e o mundo espiritual, é celebrar o amor de Deus.

Os anjos são mensageiros, carregam o plano de Deus e se esforçam para cumpri-lo. Além disso levam nossas orações ao Senhor, agindo como intercessores. Porém, os anjos são diferentes entre si e possuem funções diferentes, embora sejam todos mensageiros. Essas funções são divididas em hierarquias e organizadas em coros.

Os arcanjos constituem uma hierarquia e são chamados para anunciar importantes missões. Eles servem não só a Deus, mas também aos homens, pois são protetores deles -especialmente das pessoas que desempenham importantes funções na Igreja como o Papa, os bispos, sacerdotes e líderes leigos.

A Igreja Católica, conduzida pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a esses defensores que vêm em nosso auxílio. Ela reconhece os anjos como uma dádiva concedida a humanidade por Deus, que, pelo seu poder, tudo pode fazer sem a ajuda de criaturas; mas que devido a sua bondade e sabedoria as chama a participar do seu projeto para o mundo.

Os Arcanjos possuem na essência um mesmo chamado, de serem grandes intercessores e anunciadores, mas ao mesmo tempo, desempenham missões individuais.

Miguel significa “Quem como Deus?”, pergunta feita por ele quando Lúcifer, tomado pelo orgulho quis ser maior que Deus. Também é responsável por defender-nos das tentações da vaidade, do orgulho e das armadilhas do inimigo, ou seja, é o protetor do povo de Deus.

Gabriel é o mensageiro do Senhor por excelência, que revelou ao povo o mistério da encarnação do verbo de Deus. Ele exerce a função de levar o chamado de Cristo aos homens.

Já o Arcanjo Rafael nos é apresentado como o Anjo ao qual foi confiada a tarefa de curar. É considerado o Anjo da Providência, que nos conduz pelos caminhos certos e cura os males do corpo e da alma.

Entre os trabalhos da Adora, temos uma ilustração de São Miguel Arcanjo. Conheça mais ilustrações, identidades visuais e trabalhos na aba Projetos!

São Miguel, Gabriel e Rafael, rogai por nós!

Deixe seu comentário

Post relacionados