Neste dia, a Igreja celebra Santo Afonso de Ligório: Bispo e Doutor da Igreja.

Ele nasceu em Nápoles, na Itália, em 1696, numa nobre família que, ao saber das qualidades do menino prodígio, proporcionaram-lhe o caminho dos estudos a fim de levá-lo à fama.

Foi advogado por oitos anos, mas escolheu a renúncia profissional, a herança e títulos de nobreza, Santo Afonso acolheu sua via vocacional, já que o Senhor o queria advogando as causas do Cristo.

Conheça, abaixo, alguns de seus ensinamentos:

1- Se estivermos unidos à vontade divina em todas as tribulações, é certo, vamos nos tornar santos e seremos os mais felizes do mundo.

2- Feliz aquele que vive inteiramente unido e abandonado à vontade de Deus. Não fica orgulhoso com seus sucessos, nem fica desanimado com os fracassos, pois sabe que tudo vem da mesma mão de Deus.

3- É no sofrer e no abraçar com alegria as coisas desagradáveis e contrárias ao nosso amor próprio que se conhece quem ama de verdade a Jesus Cristo.

4- Não só devemos receber com resignação as provações vindas diretamente de Deus, tais como as doenças, a nossa limitação, a perda acidental de alguma coisa, mas também tudo o que nos vem indiretamente de Deus e diretamente dos homens: as perseguições, os roubos, as injúrias. Na verdade, tudo nos vem de Deus.

5- As almas fortes e desejosas de pertencer só a Deus não lhe pedem senão luz para discernir a sua vontade e força para a cumprir perfeitamente.

6- Não há coisa mais segura para escapar dos laços do demônio, do que fazer a vontade alheia nas coisas boas.

7- Chama-se pobre quem deseja bens que não possui. Mas quem não deseja nada e está contente com sua pobreza, é perfeitamente rico.

8- Todos os sofrimentos vêm das mãos de Deus, diretamente ou indiretamente através dos homens.

9- Quem não tem Deus, não tem nada; quem tem Deus, tem tudo.

10- Da cruz e das chagas do nosso Redentor sai um grito para nos fazer entender o amor que ele nos tem.

 

Santo Afonso Maria de Ligório, rogai por nós!

Deixe seu comentário

Post relacionados