Muitas vezes não notamos, mas a procrastinação é uma tentação do demônio! Você já parou para pensar nisso? Será que estamos presos nessa armadilha? Vamos descobrir através da história de Santo Expedito — cuja memória litúrgica celebramos no dia 19 de abril.

Santo Expedito era Romano e, graças à sua bravura e coragem, ele foi Comandante da XII Legião Romana, mesmo nessa condição, ele encontrou a Cristo e se converteu ao cristianismo.

Sabemos que Expedito era um líder competente, um comandante vitorioso na carreira militar. Porém, quanto à sua vida espiritual, tinha o vício da procrastinação, ou seja, de deixar as coisas para depois. Apesar de admirar os ensinamentos de Jesus, Expedito sempre deixava a sua DECISÃO e sua CONVERSÃO para depois.

No entanto, após anos procrastinando, Expedito foi tocado pela graça de Deus através de um sonho. No sonho, um corvo — que representava o espírito maligno — dizia “cras, cras, cras”, palavra em latim que significa “amanhã”, com isso, o demônio sugeria que Expedito deixasse a sua conversão para amanhã. O corvo grasnava forte e parecia poderoso. Porém, movido pela força de Deus, em uma “santa ira”, Expedito pisoteou o corvo exclamando “Hodie”, que, por sua vez, significa “hoje” em latim.

Ao acordar, Santo Expedito finalmente decidiu pela sua conversão! Por isso, ele é considerado o Santo das causas urgentes que não podem ser adiadas.

Essa é a história de Santo Expedito. Qual é a sua história? Muitas vezes, o espírito maligno pode estar no tentando para que adiemos coisas importantes da nossa vida, sem que sejamos capazes de perceber.

Muitas pessoas, por exemplo, vivem em uma eterna dúvida sobre como ajudar dentro da Igreja. Não sabem em que pastoral ajudar e vivem procrastinando sem nunca agir. Mas, assim como fez Santo Expedido, é necessário que a graça de Deus nos mova e nos ajude a tomar uma decisão!

Talvez, a decisão que você tanto está adiando, pode ser um instrumento poderoso que Deus quer utilizar para a conversão e salvação de muitas almas! Assim como foi com Santo Expedito!

Que através do exemplo e intercessão de Santo Expedito, possamos vencer o vício da procrastinação!

Santo Expedito, rogai por nós!

Deixe seu comentário

Post relacionados