Em meio à situação de pandemia mundial, em que as rotinas e planos são alterados, encontramos desafios também na evangelização e na vida espiritual. As Igrejas encontram-se fisicamente fechadas. Os eventos e compromissos precisam ser adiados ou adaptados para o mundo virtual.

Mas a grande pergunta é: como continuar evangelizando e sendo evangelizado?

Consagrada na Comunidade Católica Shalom e missionária em Roma há 2 anos, Mayara Amaral divide um pouco de sua experiência, neste novo tempo de evangelização.

Ela faz parte da Assistência Internacional da Comunidade e colabora com a evangelização e a visibilidade internacional do carisma Shalom, através do portal digital (https://www.comshalom.org/) e também das redes sociais em inglês (@comshalominternational). Além de participar do Grupo de Oração de Jovens, semanal, e do ministério de música da missão.

Antes do coronavírus, que exigiu que mudássemos nossas rotinas, Mayara explica que todas as suas atividades ordinárias aconteciam no Centro São Lourenço: um lugar para o jovem no Vaticano, deixado por São João Paulo II; um lugar de encontro de jovens do mundo inteiro que passam por lá.

“Hoje, como somos impedidos de ir para o Centro, continuamos os trabalhos da Assistência Internacional em casa e estamos realizando diversas ações extraordinárias na internet para continuarmos evangelizando e estarmos próximos do povo que Deus nos confia aqui na Itália e no Mundo.

Organizamos terço diário, grupos de oração online, transmissão diária das Santas Missas (em italiano e em inglês) que realizamos nas nossas casas comunitárias, postagens de vídeos e lives, entre outros. Até mesmo os acompanhamentos espirituais nós adaptamos, fazendo por videochamadas”.

 

A evangelização que não pode ser paralisada

Os jovens quando abraçam uma causa são capazes de darem tudo, de se entregarem e de lutarem até o fim.

É isto que eu percebo que os jovens que participam da Comunidade aqui estão fazendo neste tempo: nos trazem tantas intenções, nomes, necessidades, histórias; abraçam as dores de muitos homens e mulheres e envolvem a todos para que rezemos, rezemos mais e rezemos juntos.”, destaca Mayara.

A missionária divide também que, neste tempo de desafios, vai aprendendo com a comunidade, principalmente com os jovens, sobre a compaixão pela humanidade, a urgência da oração, a fidelidade, o comprometimento, a unidade e a força de intercedermos juntos. 

 

A comunicação digital em meio aos desafios

“Acredito que nada substitua a presença, o toque, o olhar, mas neste tempo de privações, louvo a Deus por ter nos permitido o avanço tecnológico, de modo particular, a internet e os canais online.”

Mayara ressalta que há algum tempo reconhece a internet como um campo que precisa ser evangelizado, precisa da presença constante da Igreja, justamente porque no digital alcançamos muitas pessoas que não são alcançadas pessoalmente e que esperam o anúncio de Jesus Cristo.

“E neste tempo de dor e incertezas, a internet nos permite alcançar e estarmos próximos de tantas pessoas que precisam ser consoladas, ajudadas, animadas, acolhidas. E mais ainda, hoje a Igreja se encontra online. É também por meio da internet que podemos sentir-nos mais próximos e percebermos que não estamos sós.”

Me sinto chamada, destaca Mayara, a amar mais ainda a Igreja, que se mostra Mãe preocupada com seus filhos, por meio de cada iniciativa de grupos, paróquias, comunidades, sacerdotes que desejam estar perto, sustentar e alimentar as pessoas. Posso contemplar a graça de sermos um só corpo; uma graça sobrenatural que nos faz Igreja, independente da distância física e dos desafios.

“Como é belo ser Igreja! Como é belo ver a Igreja fazendo de tudo pelos seus filhos, com novas iniciativas e novos meios. A Igreja que sempre vai onde o povo está: nas famílias, nas periferias, nos hospitais, nos cárceres, vai também à internet. De fato, uma ‘Igreja em saída’, como nos diz o Papa Francisco.” concluiu a missionária.

Nos deixemos inspirar pelo Espírito Santo; coloquemos a serviço nossas capacidades criativas, para que nossa Igreja não deixe de alcançar todos aqueles que precisam e desejam ser pastoreados por ela.

 

Deixe seu comentário

Post relacionados