Entramos no período quaresmal e nele, precisamos repensar alguns de nossos atos, pensamentos e hábitos. Quaresma é tempo de oração, meditação, reflexão e penitência, portanto, é o tempo perfeito para o exame de consciência, buscando encontrar uma vida nova na Páscoa.

 

Normalmente, é um período de interiorização e silêncio, focado em nossas relações com o Pai… será então que as redes sociais combinam com esse período?

 

Estar conectado geralmente envolve várias horas de nossos dias. Ao acordar, conferimos as redes sociais, as mensagens, as notícias e as novidades. Na hora do almoço, damos aquela olhadinha. De noite, no tempo livre, também somos atraídos pelas redes. 

 

Estudos mostram que a média de tempo que o brasileiro passa em suas redes sociais é uma das maiores do mundo. Nunca estivemos tão conectados e, com a tecnologia avançando, a tendência é que essa média só aumente. 

 

Então a preocupação que surge reconhecendo esse fato, é se, investindo grande tempo nas redes e com todos os nossos compromissos e afazeres, sobra o tempo de oração, reflexão, interiorização e contemplação de Deus? 

 

A nossa relação com Jesus precisa ser a prioridade dos nossos afazeres sempre, mas especialmente durante a quaresma, visto que somos tentados a todo o mundo, dificultando a perseverança que o período pede de maneira tão incisiva. 

 

Por outro lado, o uso dos meios de comunicação, durante a quaresma, precisa ser totalmente cortado? Muitos fiéis fazem o propósito, como penitência, de se distanciar das redes nos quarenta dias.

 

A penitência tem a finalidade de correção de algo que não está acrescentando em nossas vidas. Ou seja, é mais do que apenas a retirada de certo estímulo, essa prática está ligada ao aprimoramento e ao crescimento espiritual/pessoal. Além de nos impossibilitar de produzir frutos ruins, a penitência nos auxilia a produzir frutos novos.

 

Concluindo, repensar como estamos lidando com as nossas redes, como estão nossas relações virtuais e sobre nossa dependência da internet é uma ótima opção para o exame de consciência proposto pela quaresma. Que possamos cortar pela raiz tudo aquilo que nos afasta ou não colabora para a nossa conexão com o Pai. 

 

Uma abençoada quaresma a todos! 

Deixe seu comentário

Post relacionados