Neste dia 3 de julho, celebramos São Tomé, que é conhecido como o apóstolo que duvidou. Nesse erro, Jesus o alertou: “E não sejas incrédulo, mas fiel”. Cristo não o puniu, lhe corrigiu no amor e na misericórdia, para que não se tornasse um homem de pouca fé. Num primeiro olhar, podemos automaticamente ter a vontade de condenar Tomé, e julgá-lo pela sua incredulidade. Hoje, o Senhor nos convida a uma reflexão mais profunda. 

 

Não é à toa que o discípulo Tomé tornou-se santo. Sua trajetória foi extremamente necessária para entendermos nossa fé como a entendemos hoje. Já estava nos planos do Pai que Tomé tocaria as chagas de Cristo.

 

Se pararmos para refletir por um segundo, conseguimos nos identificar com a reação de Tomé. No fundo, a vontade de sentir o corpo de Jesus presente pode ser explicada por ele não ter presenciado. O Senhor veio, se mostrou, e Tomé não estava presente. Como deve ter sido angustiante para o apóstolo. Mesmo que no erro, São Tomé demonstrou o desespero por estar perto de Jesus.  

 

E nisso, somos capazes de refletir: Será que nossos erros, nos proíbem de sermos comunicadores do Senhor? Por nossos pecados, somos impossibilitados de transmitir a mensagem de Cristo? Nossas inseguranças definem o número de obras que o Senhor realiza em nós?

 

Tomé, durante sua vida e missão foi um dos apóstolos mais entregues e corajosos! Foi ele que disse aos apóstolos: “Vamos também para morrermos com ele”, quando Jesus tratou sobre a morte de Lázaro. 

 

Tomé também questionou sobre o caminho que os homens deveriam tomar para alcançar a Deus (graças a ele que recebemos uma das mais importantes falas de Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”).

 

Com a vida de Tomé temos as respostas para as perguntas iniciais. Mesmo na dúvida, Deus se faz certeza. Mesmo nos erros, Deus nos oferece santidade. Mesmo no medo, Deus nos concede coragem para obras grandiosas! Através de uma determinada decisão, junto de Cristo somos capazes de mudar o mundo. 

 

Por isso, São Tomé é esperança para nós, comunicadores de Cristo, que mesmo pecadores, recebemos todos os dias uma nova chance Daquele que nos envia. A mensagem de Deus precisa ser levada ao mundo, e o Senhor confia a cada um de nós esse trabalho. Nos capacita e nos dá a oportunidade de escolher por Ele. 

 

Aceitemos então esse lindo chamado que o Senhor nos faz, mesmo conhecendo nossas fraquezas e defeitos. Comuniquemos a Boa Nova! 

 

São Tomé, rogai por nós! 

Deixe seu comentário

Post relacionados