Nesse dia 4 temos a honra de celebrar, junto com a Igreja, o Dia de São Francisco de Assis, fundador dos franciscanos. Nascido na Itália, era filho de um rico comerciante, mas escolheu abandonar todo o universo da riqueza através do voto de pobreza, encontrando-se com sua missão de serviço aos pobres.

 

O carisma de São Francisco é muito importante para a Adora, pois nosso fundador foi um membro franciscano. Sendo assim, entendemos a necessidade de nos apoiarmos nos pilares que São Francisco defende: a humildade, o serviço, a caridade e o cuidado com a natureza. 

 

Mas, dito isso, fica o questionamento: Qual a influência de São Francisco de Assis na missão de comunicar a Palavra de Deus?

 

Os ensinamentos e lições do franciscano são infinitos. Porém existe uma frase dele que cabe perfeitamente em nossa missão de comunicar, e pode trazer uma boa reflexão sobre o como estamos vivenciando nosso Senhor.

 

“Pregue o Evangelho em todo o tempo. Se necessário use palavras" - São Francisco de Assis

 

Essas palavras fazem com que repensemos a maneira na qual comunicamos o amor de Deus. Estamos muito acostumados a falar, comunicar em palavras, frases, imagens… São Francisco nos mostra que, na maior parte do tempo, podemos comunicar através de ações. 

 

O que fazemos diz muito mais sobre quem somos do que palavras vazias. Nossas ações precisam refletir a mudança de vida trazida pela verdadeira conversão, pois como costumava dizer São Francisco: "Tome cuidado com a sua vida, talvez ela seja o único evangelho que as pessoas leiam"

 

Então essa é uma ótima oportunidade de repensar como estamos comunicando, e não apenas por palavras ou posts nas redes. Que São Francisco de Assis nos seja exemplo de comunicação humilde e singela.

 

São Francisco de Assis, rogai por nós!

Deixe seu comentário

Post relacionados