A Quaresma é um tempo muito forte de ESCUTA de Deus. Hoje vamos meditar sobre a importância do silêncio através de um de seus maiores especialistas: São José.

Não há como negar que a importância de São José no Plano de Salvação de Deus foi singular. Desde o Antigo Testamento, os profetas anunciavam que o Messias viria da descendência de Davi. Sabemos que Nossa Senhora não era da descendência davídica, mas sim, São José. Mesmo sendo o pai adotivo de Jesus, José foi aquele que garantiu o cumprimento dessa profecia.

A nenhum Anjo Jesus chamou de “pai”. A nenhum deles deveu obediência. A nenhum foi dado educar o Deus feito homem. Só a São José!

É interessante notar que, esse homem santo tão especial para nós e para Deus, não tem nenhuma fala na Bíblia. Sim, não existe nenhum relato sobre uma fala de José, mas é isso que o torna ainda mais especial.

Apesar de não termos relatos de suas falas, sabemos que a vida e o testemunho de José sempre anunciaram a glória de Deus. José não precisava falar, a sua vida falava e anunciava o amor do Senhor por si.

São José soube ser um BOM OUVINTE. Atento a Palavra e a vontade de Deus, José cumpriu tudo o que Deus lhe ordenou. Não abandonou Maria após a visita do Anjo em sonho e também, obedeceu quando Deus lhe ordenou que fugisse em direção ao Egito, para que o Menino Deus não fosse morto pelo Rei Herodes. Dessa forma, concluímos assim como o Cardeal Sarah que: “O silêncio é difícil, mas nos torna aptos a nos deixar conduzir por Deus”.

José soube viver o verdadeiro espírito de silêncio, que é muito mais do que “não falar”. O espírito de silêncio é a capacidade de permanecer sempre em serenidade, calando os próprios barulhos interiores para dar lugar à voz de Deus.

Que possamos vivenciar essa experiência do santo silêncio através do exemplo e intercessão de São José!

São José, rogai por nós!

Deixe seu comentário

Post relacionados