No mês de março, a Santa Igreja nos presenteia com a honra de homenagear, durante todo o mês, o pai adotivo de Jesus, castíssimo esposo da Virgem Maria e patrono da Igreja Católica: São José!

 

Ele foi um pai exemplar, dedicando todo seu carinho e amor à sua família. Trabalhador dedicado, exercia sua profissão de carpinteiro com dignidade. No ambiente acolhedor da Sagrada Família, fornecido por São José e Nossa Senhora, Jesus aprendeu os primeiros passos, o trabalho manual, os costumes, a fé e o amor fraterno. 

 

Foi um servo inteiro, que tem muito a nos ensinar sobre o caminho da santidade. Podemos aprender imensas lições com a vida de São José. Entendemos ele como o homem mais próximo de Jesus, aquele que caminhava com o Menino Jesus pelas ruas, que o alimentava, que o ensinava hábitos básicos e o que colocava Jesus para dormir à noite. 

 

E com São José, aprendemos algumas lições cruciais para a nossa vida de serviço, principalmente a proximidade com Cristo. Em toda sua vida, São José esteve intimamente ligado a Jesus! Esperou pacientemente a vinda do Senhor, com a gravidez de Maria, esperou Jesus crescer e esperou Jesus precisar dele. 

 

Precisamos buscar a proximidade com Nosso Senhor! Apenas através da íntima relação podemos honrá-lo e glorificá-lo. Nosso coração anseia, diariamente, pelo contato direto e profundo com nosso Salvador. Precisamos ser amados por Ele e Ele deseja ser amado por nós. 

 

E para nos auxiliar nessa relação, podemos contar com a intercessão de São José! Santa Teresa de Ávila dizia: 

 

“Não me lembro de ter jamais lhe rogado uma graça sem a ter imediatamente obtido” 

 

Que hoje, possamos agradecer a graça que é o exemplo de São José em nossas vidas e os ensinamentos que ele nos dá, para a vida de serviço, principalmente o dom da perseverança e do amor imenso à Cristo.


São José, rogai por nós!

Deixe seu comentário

Post relacionados