No dia 25 de abril, a Igreja Católica celebra a festa de São Marcos Evangelista, discípulo de São Pedro e autor do segundo evangelho do Novo Testamento. Seu símbolo é o leão alado, por sua relação com o Apocalipse e São João Batista.

Era judeu de origem e de uma família cristã que sempre acolheu aos primeiros cristãos em sua casa:“Ele se orientou e dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, chamado Marcos; estava lá uma numerosíssima assembleia a orar” (Atos 12,12).

Acompanhou inicialmente São Barnabé e São Paulo em viagens apostólicas e depois São Pedro, em Roma. São Marcos, na Igreja primitiva, fez um lindo trabalho missionário, que não teve fim diante da prisão e morte dos amigos São Pedro e São Paulo. Por isso, evangelizou no poder do Espírito, Alexandria, Egito e Chipre- lugar onde fundou comunidades. Ficou conhecido principalmente por ter sido agraciado com o carisma da inspiração e vivência comunitária, que deram origem ao Evangelho querigmático de Jesus Cristo segundo Marcos.

Sobre seu Evangelho, São Marcos o escreveu em grego, aparentemente, para um público cristão. Foi o primeiro a escrever o Evangelho de Jesus Cristo e criou o gênero literário típico dos Evangelhos. Ele, junto com Lucas, é apenas evangelista. Mateus e João, por sua vez, são Apóstolos e evangelistas.

Marcos inicia o seu Evangelho com uma profissão de fé em Jesus Cristo como Filho de Deus:Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus (Mc 1,1). Ao espirar na cruz, é ainda o centurião romano que confessa que Jesus é o Filho de Deus: O oficial romano, que estava diante dele, vendo-o morrer assim, disse: Verdadeiramente, este homem era Filho de Deus (Mc 16,39). O Evangelho de Marcos pode ser considerado também como o Evangelho do discipulado, do caminho para a glória que passa pelo mistério da cruz.

A Tradição nos conta que São Marcos foi martirizado numa festa de Páscoa, justamente quando celebrava o “partir do pão”, que era como os primeiros cristãos chamavam a celebração da Santa Missa. Anos depois, suas relíquias foram levadas para Veneza, por mercadores italianos. Hoje, elas estão guardadas na famosa Catedral de São Marcos, na mesma cidade.

São Marcos é simbolizado por um leão e isso tem um motivo muito especial. É que ele começa seu Evangelho apresentando missão do profeta João Batista. João Batista, ficou conhecido como a "voz que grita no deserto". Ora, nos tempos primitivos, o leão habitava os desertos e
seus rugidos impunham temor e respeito. Por isso, São Marcos é representado pelo leão.

São Marcos, rogai por nós!

Deixe seu comentário

Post relacionados