Mesmo não mencionada na Bíblia, a celebração da Quarta-feira de Cinzas é uma das mais importantes na prática de nossa fé. Ela marca o início do período quaresmal e nos transmite uma mensagem essencial. 

 

A celebração nos lembra e nos reafirma que somos pó e voltaremos à nossa essência, através da imposição das cinzas sobre nós. “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás” (Gn 3,19). É um lembrete de quão breve é a vida e do porquê devemos buscar as coisas do céu. 

 

Vem também nos convidar a uma nova conversão e uma mudança de vida para a vivência da quaresma e da páscoa. Por isso que ao receber as cinzas, ouvimos a passagem “Convertei-vos e crede no Evangelho (Mc 1, 15)

 

Portanto hoje, nesta celebração, é a oportunidade perfeita de nos convertermos por inteiro, deixando Deus moldar todo o nosso coração e nossas missões, para a vivência intensa da Páscoa. Que estejamos abertos para todas as obras do Senhor. 

 

Como a celebração marca o período quaresmal, a partir dela devemos realizar um exame de consciência e entender o que deve ser trabalhado em nossos corações para a real conversão. 

 

Através da Quarta-feira de Cinzas, nós comunicadores, podemos semear a penitência, a oração, a confissão e o jejum. O Senhor deseja que seus fiéis entendam o quão valiosa essa celebração é e entendam seu significado. 

 

Principalmente produtores de conteúdo, podem utilizar as suas redes para conscientizar sobre a riqueza da celebração das cinzas, e o quanto vivência-lá é capaz de nos modificar. 

 

Espalhemos então essa notícia, e que possamos proclamar:  “Convertei-vos e crede no Evangelho”

Deixe seu comentário

Post relacionados